Pular para o conteúdo principal

As minhas duas sandálias

Outro dia, em um sábado ensolarado, saí com minha esposa para comprar sandálias. Sandálias de dedo, as "populares havaianas", ainda que pudessem ser de qualquer outra marca desde que fossem confortáveis e de boa qualidade.  O meu par havia furado de tão usado que foi e as da minha mulher e filhas foram destruídas pelas duas pestinhas que criamos, duas cadelas roedeiras que não perdoam nada que lhe seja colocado ao alcance e que tenha o cheiro de qualquer um de nós.

Cada uma, minha mulher e minha filha, escolheu uma sandália e, além da sandália em si, ainda escolheram alguns apetrechos, similares a broches. Teriam a função de enfeitar os calçados e que eram mais caros que os objetos a que deveriam ornamentar. Mas, discutir, quem há que? Com o dinheiro que cada uma delas gastou em apenas uma sandália, aliás até menos, eu comprei dois pares. E minha mulher quis saber porque diabos eu queria ter dois pares de sandália. Respondi-lhe, um tanto enigmaticamente, que, se  muitos almejam ter bens caros para ostentar, eu apenas desejo ostentar para mim mesmo as minhas duas sandálias. Ela riu e fingiu que entendeu o que eu não quis dizer.

Devo confessar que eu não sou o mais entusiasta dos usuários de tênis e sapatos. Sapato mesmo, eu tenho apenas um, para aquelas ocasiões em que não há como fugir deles. Deve ter uns quinze anos de comprado, foi usado raríssimas vezes e se mantém no meu sapateiro, a postos, preparado para aquele momento em que será bravamente convocado a lutar ao meu lado novamente. Tênis, eu não tenho nenhum. Tenho sim, os tais "sapatênis", que a patrulha da vida alheia decretou serem cafonas mas a quem faço ouvidos de mercador e deixo-os esperneando acerca da minha suposta cafonice. Mas, de fato, também, pouco os uso.

Cobrem meus pés diariamente, no trabalho e na maioria dos lugares em que piso, as minhas velhas sandálias de tira. À moda dos romanos, confortáveis e bem ventiladas. Aliás, delas também tenho duas, três até. Duas para a labuta diária e uma para, eventualmente, sair à noite e aos domingos, indo para os lugares em que é possível ir com elas. Em casa, quando acabo de tomar o reconfortante banho noturno, calço uma das minhas duas "havaianas". E, novamente, lá vem a mulher me questionar para que eu quero duas sandálias.

Eu quero duas sandálias para não ter que calcá-las novamente ao voltar, caso tenha que sair rapidamente de casa durante á noite. Quero duas sandálias para não ter que lavá-las imediatamente caso pise acidentalmente nos "totôs" que minhas cadelinhas eventualmente fazem fora do lugar no quintal. Quero duas sandálias para não ter que usar em casa as mesmas com que fui à praia no domingo e que voltaram cheias de areia. Quero duas sandálias nem que seja para, simplesmente, poder escolher, entre as duas, qual usar após o banho. Sequer são três, quatro ou cinco. Eu quero apenas ter, e tenho, duas sandálias.

O que importa é que eu só tenho um carro e não me preocupo em ter dois. Aliás, se eu pudesse, nem um eu teria. Adoro andar a pé e detesto ter que me preocupar com manutenção, IPVA, licenciamento, carteira de habilitação e, principalmente, motoristas loucos soltos pelas ruas. E aí é que fica mais evidente o meu amor pelas minhas duas sandálias. São elas a minha garagem noturna, onde guardo e repouso o meu melhor veículo, os meus próprios pés. Daí agraciá-los com duas confortáveis sandálias caseiras para os momentos de descanso.

Todo homem deveria ter duas sandálias. Poderiam não ser exatamente duas sandálias. Duas bermudas surradas, duas camisas furadas, dois pijamas envelhecidos, tanto faz. Mas que fossem dois os objetos que guarda para confortá-lo na merecida hora do descanso. Apenas um smartphone, um notebook, um carro ou uma corrente de ouro. Que eu tenha um de cada de tudo que eu necessite e que me satisfaça, desde que sejam conquistados com o fruto do meu trabalho. Mas minhas sandálias não. As sandálias têm que ser duas. A minha riqueza se mede pela minha paz de espírito e nada mais espiritual e pacífico do que a hora do descanso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc