Pular para o conteúdo principal

ARGENTINA, DÉCIME QUÉ SE SIENTE

Uma certa vez eu fui almoçar em um pequeno shopping de uma das capitais do Nordeste, em um restaurante a quilo. Na época, há mais de vinte anos, eu ainda era vegetariano mas minha mulher e meu filho não. Como eu não queria comer ali, fiquei só na saladinha, no tomate, alface e etc. Na verdade, nem havia sequer uma grande variedade de pratos sem carne naquele lugar.

Eu, como sempre, anotei os valores de cada prato. Até porque a comanda não ficava conosco e sim com o dono, que parecia ser estrangeiro, vindo de algum lugar da América Latina. Quando terminamos e eu me dirigi ao caixa para pagar, ele nos apresentou uma conta 3 vezes maior do que a que eu tinha em mãos. Eu o confrontei com os valores que eu tinha anotado e a diferença era justamente o meu almoço que ficara, repentinamente, cerca de dez vezes mais caro.

- Você quer dizer, brasileiro, que com esse tamanho todo só comeu isso?, Ele me questionou com ares de galhofa em um portunhol bizarro. Vale dizer que eu era semi-obeso na época e estava evitando comer carne também como forma de emagrecer.

- Sim, meu caro. Eu só comi um pouco de salada pois não como carne e a sua variedade de legumes e alimentos sem carne é bem pequena.

Então o estrangeiro disse as que foram as palavras mágicas para me tirar do sério:

- Você está querendo é me roubar, brasileiro. Para variar. Parece que vocês já nascem roubando.

Se eu estivesse no país dele, sim, ainda assim eu daria alteração frente àquele insulto. Imaginem que eu estava em meu país sendo ofendido por um comerciante estrangeiro e desonesto. Disse-lhe que ladrão era ele e que só iria pagar o que havia consumido. Ele deu um soco na mesa e lamentou ter vindo morar "nesta terra maldita", como forma de responder  à minha indignação.

Voei para cima dele. Ele desviou, correu para o fundo da loja como todo bom covarde faz e ainda disse que eu o respeitasse, pois ele "havia lutado na guerra!".

Eu, já completamente siderado, nem sabia mais que porra de guerra era aquela. A segunda guerra? Mas ele era novo demais. A do Vietnam? Mas o sotaque dele era de latino-americano.

Os seguranças do lugar logo vieram apartar a briga, me pedindo calma. Então, em seguida, chegou o gerente do shopping e me pediu para acompanhá-lo para fazer uma reclamação formal contra - agora eu sabia -  o argentino. Ele estava louco para expulsar o hermano do lugar.

Lá ele me disse que o cidadão era mesmo um encrenqueiro, que xingava os clientes, que roubava no peso e no preço e que precisava que alguém fizesse uma queixa oficial para poder ter os  subsídios necessários para lhe pedir o ponto de volta e acabar com aquele suplício. Dei a queixa mas perguntei ao gerente de que guerra o cucaracha - nem todos os argentinos merecem este apelido, de fato, mas este merecia - estava falando.

- Das Malvinas. Ele lutou contra a Inglaterra em 1982 . Parece que é meio paranoico de guerra.

- Ah, sim. Mas aquilo nem foi uma guerra. Foi mais uma surra que os ingleses deram nos argentinos.

Ao sair, passei pela porta do restaurante, olhei para o veterano, sorri e disse

-Sabe as Malvinas? Malvinas, nada. O nome das ilhas é Falklands. Elas são inglesas.

E dei um joinha e fui embora. Ao longe ouvi o som de um prato sendo jogado ao chão e se espatifando. Ué? Ele era argentino ou grego?

Não. Eu não falei por falar. As Malvinas são inglesas sim. E sequer se chamam Malvinas e sim Falklands. E é muito fácil provar isto respondendo a algumas perguntinhas básicas: Que língua se fala nas ilhas Falkands? Se um argentino ligar de Buenos Aires para um morador das ilhas, a ligação é local ou internacional? Os carros em Port Stanley andam de que lado da rua e onde fica o volante deles?

Mas, se nada disso for suficiente, vale a  pena conhecer um pouco, ainda que superficialmente, da história do arquipélago. Claro, há duas versões sobre o descobrimento das Falklands. Segundo a versão argentina, o descobridor  seria o navegador português Fernão de Magalhães. Porém, se Fernão, de fato, lá esteve, nada fez e nada disse. E se o velho e bom Fernão esteve nas ilhas, isto também não legitima nenhuma reinvindicação de posse argentina sobre elas. 

Já os ingleses afirmam que as ilhas foram descobertas por seu navegador John Strong em 1690. Em 1764, em conjunto com a França, os ingleses construíram dois assentamentos distintos em cada uma das duas ilhas principais, totalmente desabitadas. O assentamento francês foi repassado para a Espanha - que passaria a chamar uma das ilhas de Malvina e não as duas - , que por sua vez, repassou de volta para a Inglaterra em 1774. Em 1811 os espanhóis se retiraram definitivamente das agora ilhas Falklands.

Para manter uma política de boa vizinhança com os países continentais próximos, a Inglaterra permitia que navios de pesca daqueles países visitassem a costa das ilhas Falklands. Eis que a Argentina resolveu tomar posse da ilha principal que havia sido da Espanha e até promoveu um pirata a comandante militar invadindo a ilha em 1829, em antecipação ao famoso "gol de mão" de Maradona que parece ser a tônica daquele país, da mesma forma que o Brasil é o país do jeitinho e da a malandragem.

Em 1831, os argentinos foram expulsos pelos norte-americanos e em 1840, a Inglaterra tomou posse formal e oficialmente das duas ilhas como parte do Reino Unido. Desde então, os argentinos reivindicam para si aquelas que chamam de Ilhas Malvinas como sendo deles, um território que era originalmente da Espanha, país que os colonizou..

Vale lembrar que os únicos argentinos que habitaram a ilha durante toda a história do mundo viveram no período pré-colonial e nem eles quiseram ficar por lá. Em 1982, a ditadura argentina declarou guerra à coroa britânica e houve quem até defendesse que o Brasil deveria entrar nesta guerra. Buenos Aires levou uma lavada da armada real mas teve por aqui ufanista declarando que "las malvinas son argentinas", sem lembrar que os Açores são portugueses, as ilhas Guam são norte-americanas, Trindade e Martim Vaz são brasileiras, Rapa Nui é chilena  e a Groelândia é da Dinamarca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc