Em 1971, Paul McCartney lançou seu segundo álbum solo, o primeiro efetivamente após a separação dos Beatles, já que sua estreia, o disco McCartney I, foi lançado oportunamente uma semana após a banda anunciar o final das atividades. John Lennon, por sua vez, havia lançado um grande disco no ano anterior, muito bem aceito pela crítica, porém com vendagens um pouco abaixo do esperado. Uma das razões talvez tenha sido o fato de Yoko Ono ter lançado um disco ao mesmo tempo e com a mesma capa, tendo inclusive dividido o single da canção Mother com o agora ex-beatle, ficando com o lado B.
É neste cenário que McCartney lança Ram, um LP que trazia uma canção chamada "3 legs" (três pernas) aparentemente sobre como os Beatles se pareceriam sem ele, "Too Many People" (muita gente), com visíveis cutucadas em Lennon e Yoko e até uma prosaica canção chamada "Long Haired Lady" (mulher de cabelos longos) que apesar da letra a princípio inocente e dedicada à Linda, iniciava com a frase "Well well well", o título de uma canção do disco de estreia de John.
Para piorar tudo, Paul posa para a capa de Ram segurando um carneiro pelos chifres, o que foi entendido como uma mensagem que ele seria o domador/dominador do universo beatle. Na contracapa, uma foto de de um besouro copulando com outro para deixar bem claro quem estava comendo quem.
Este é o cenário em que a canção "How Do You Sleep?" (como você consegue dormir?) de John Lennon, é composta. Gravada no disco seguinte, "Imagine", a faixa, que dizem ter a co-autoria não creditada do empresário Alan Klein e de Yoko Ono, é um dos ataques mais diretos de um artista a outro que se tem notícia. Mas será mesmo que tudo é tão óbvio assim? Que não há entrelinhas na canção tão direta e vingativa que Lennon teria composto para o seu ex-melhor amigo? Uma pista seria uma entrevista em que John fala da canção "Steel And Glass" do disco "Wall And Bridges" e afirma que nem esta primeira teria sido feita para o empresário Alan Klein, nem "How Do You Sleep?" teria sido feita para o ex-colega de banda.
"How Do You Sleep?' sempre foi uma canção perturbadora para mim. Ver o clip da gravação com a tranquilidade que os músicos executavam um insulto em forma de música nunca me deixou confortável o suficiente para escuta-la com o prazer com que ouvia as outras canções do disco "Imagine". Foi só depois de saber da declaração do próprio Lennon de que a faixa teria sido feita para ele mesmo que a minha percepção sobre ela mudou radicalmente.
Reavaliando a letra sob este novo prisma, me parece sim que, em muitas partes, Lennon fala mais de si do que de Paul nesta música. Talvez ele nem tenha se dado conta disto em um primeiro momento. Afinal, o primeiro verso fala em ser pego de surpresa pelo sucesso de "Sgt Peppers", o álbum revolucionário dos Beatles de 1967. O disco é quase tão de Paul McCartney quanto "Pet Sounds" é de Brian Wilson. Se alguém foi pego de surpresa com o sucesso e prestígio daquele álbum definitivamente não teria sido McCartney.
Não é preciso dizer que é óbvio que o grande alvo de John é mesmo McCartney, mas é muito provável que Lennon tenha usado Paul para falar de si mesmo, da sensação de ficar para trás enquanto seus ex-companheiros de banda galgavam o sucesso, lembrando que George Harrison tinha lançado um álbum triplo de excelente vendagem e até mesmo Ringo tinha se dado bem com seus inofensivos discos de standards.
De fato, apesar da aparente obviedade, tudo que John Lennon diz na letra de "How Do You Sleep?" pode ser interpretado como se fosse ele falando dele mesmo. Até o polêmico verso que cita as canções "Yesterday" e "Another Day", ambas de McCartney, pode ter uma interpretação pessoal. Yesterday seria o passado, onde ele brilhava tão ou mais que o parceiro e Another Day seria os dias atuais de quando a canção foi feita, onde o sentimento de inferioridade e a pressão da mídia para que ele competisse com Paul e se afastasse da esposa o martirizavam. Além do mais, é notório o incômodo que Lennon sentia quando era homenageado por ter composto "Yesterday", uma música apenas de McCartney.
No fundo, talvez John Lennon se culpasse e perguntasse a si mesmo como ele próprio conseguiria dormir sendo um cara que foi ao céu e agora parecia estar batendo às portas do inferno. E como culpava Paul em parte por isso, fazer parecer que a canção falava apenas do ex-colega seria a vingança perfeita.
Muita gente que não viveu a carreira dos Beatles em tempo real pensa que tudo foi hit sobre hit na vida dos fabulosos de Liverpool. Não foi. Eu tinha uma revista da época com uma resenha do disco "Abbey Road" em que eles eram destroçados pelo crítico musical. O que hoje muitos vêm como um disco clássico foi um lançamento ruim e frustrante para muitos fãs. A verdade é que depois de "Sgt Peppers" as vendas desabaram, pelo menos para o padrão beatle. Juntou-se ao "fracasso" da sua ex-banda o sucesso e a relevância das carreiras solo de George e Paul e até a simpatia com que a crítica recebia os discos de standards simpáticos porém simplórios de RIngo. Enquanto isto, Lennon, perdido e drogado, era atacado por insistir em Yoko Ono. Ligue os pontos e você tem o cenário perfeito para "How Do You Sleep?", uma canção que, sim, pode ser um tema absolutamente confessional disfarçado de ataque àquele a quem Lennon julgava um dos responsáveis pelo seu sofrimento.
E na etapa da vida em que afirmou que esta canção não foi feita para Paul e sim para si mesmo, talvez Lennon tenha se dado conta de que, afinal, era ele a quem os loucos - os críticos e os fãs - diziam que estava morto - esgotado criativamente. E que ele mesmo não sabia como conseguia dormir.
Aliás, o título da canção é uma grande pista. Como disse o Gilvan Moura, do excelente canal do You Tube "Beatles School", Paul dormia sim e bem. Como Paul dormia: Com a bela e leve Linda McCartney em uma cama forrada de dinheiro e prestígio pessoal. Já Lennon dormia com a pesada Yoko que ele tanto queria e em uma cama onde fazia uma inócua manifestação pela paz. Talvez fosse não a paz mundial, mas a paz interior que ele precisava, em um grito de socorro - mais um - que os fãs não entenderam porque estavam ocupados demais em culpar Yoko Ono pelo fim dos Beatles. Nove anos depois, finalmente, um fã completaria o serviço iniciado com a invasão da vida pessoal do artista pela mídia e calaria Lennon para sempre. Agora finalmente, tão cansado, o ex-beatle iria dormir, ainda que, desta vez, pela primeira vez, preferisse permanecer acordado.
Comentários