Pular para o conteúdo principal

O bilhete de suicídio.

Este talvez seja o meu texto mais incomprendido. Sempre o mantive como o escrevi mas resolvi republicar adicionando este parágrafo. Foi um texto vomitado, com raiva, que escrevi após perder o segundo amigo, um para as cordas penduradas no teto e outro para o veneno de rato. E ambos vieram me anunciar, alguns dias antes, o seu triste intento.  Aconselhei, até mesmo os xinguei, mas nada pude fazer para impedir o ato de desespero, inclusive, por ignorância, podendo até tendo os incentivado. Cansado, extenuado de ser pararraio da frustração  alheia sendo eu mesmo um frustrado e ainda ganhar uma culpa para a vida que não  é minha, escrevi o texto a seguir: 

Bilhetes de suicídio deveriam ser vendidos em livrarias como se vendem modelos de contrato de aluguel. Em sua grande maioria são tão previsíveis que poderiam até ser pré-escritos, apenas mudando informações básicas  sobre quem, como, quando e porque estaria se suicidando.

Me perdoem o sarcasmo, a frieza, a falta de piedade, como vocês queiram chamar a minha tremenda impaciência com suicidas. Está pendurado na janela do último andar, encenando o teatro burlesco e farsante da própria morte? Bem, eu não seria o bombeiro que tentaria falar de Jesus e salvar sua vida e sim o popular que estaria lá embaixo gritando para que pulasse de uma vez.

Todo suicida é, antes de mais nada, um grandiosíssimo covarde. Abrindo uma exceção para os doentes terminais que cometem eutanásia, todos os outros não passam de gente fraca, que acredita que seu viver possa ser mais doloroso do que o dos outros. Não é. Basicamente, sofremos, todos nós os seres humanos, da mesmíssima forma. Viver é tão prazeroso quanto pode ser penoso. Faz parte da regra do jogo e quem não sabe, ou não aguenta jogar, acaba se matando. 

Para mim, ao tirar a própria vida, o suicida inflige uma punição a todos aqueles que o amam, os que estão à sua volta. Esquece ele, o suicida, que tal punição, quando tem efeito, é passageira. Recentemente, o irmão de um músico conhecido se suicidou, após diversas ameaças não concretizadas. Dois dias depois, o artista estava na TV, alegre e serelepe, anunciando sua agenda de shows. Cruel, o tal músico? Frio, insensível? Não, Apenas uma pessoa cansada. Cansada de sofrer, batalhar, cair e levantar sem nunca pensar em se matar e ver alguém próximo fraquejar, se consumir e consumir os que estão à sua volta. As pessoas a quem você quer fazer sofrer, podem até sofrer em um primeiro momento. Depois, simplesmente te esquecerão.

Eu tenho um recado para você, candidato a suicida. E um recado direto como um soco no queixo: Minha vida não é fácil, não é leve, não é bela, não é um álbum de fotos de rede social. No entanto, não ando por aí anunciando, muito menos pensando, em me matar. A boa notícia é que não somos apenas eu e você que sofremos. É toda a humanidade. Até seria uma boa ideia que todos os seres humanos cometessem um suicídio coletivo e livrassem o planeta de nossa presença. Mas, não daria certo. Sempre haveria um espírito de porco para quebrar o pacto e adiar a permanência do homem sobre a Terra.

Sob qualquer prisma, suicídio é uma tremenda babaquice.E não falo isso para lhe motivar, sr. suicida, a mudar de ideia. Deixo claro que pouco estou me importando com você e com a sua fraqueza. Eu me importo mesmo é com as pessoas que você fará sofrer: Sua mãe, seu pai, sua esposa ou esposo, seus filhos...Enfim, levante esta cabeça, enfrente o seu quinhão de sofrimento e poupe as pessoas de suas lamúrias. E desça desta janela, imediatamente!

Epílogo escrito na republicação Suicídio é um assunto seríssimo.  É muito triste perceber todas as circunstâncias que envolvem o ato de tirar a própria vida, notadamente para quem fica. Oriente sempre um suicida a procurar ajuda profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc