Pular para o conteúdo principal

A garota de Bucareste.

Cheguei em Bucareste, na Romênia, de madrugada, vindo de Lisboa, após seis horas de voo em um avião apertado da TAP. Pouco sabia a respeito daquele país, além de que a língua local era de origem latina e que a sua capital, onde eu iria passar as próximas duas semanas, havia sido fundada em 1459, por ninguém menos que Vlad Tepes,  o Conde Drácula em pessoa. Não havia muito a me preocupar, é verdade. No Aeroporto estaria, e efetivamente estava, um taxista segurando uma plaquinha com meu nome, pronto a me levar para a casa alugada por meu tio e patrão, no setor 5, um dos mais pobres da cidade.

O trajeto, de pouco mais de 30 minutos, em uma cidade vazia e sem trânsito, até a modesta "Entrada" (assim os romenos chamam suas ruas sem saída) Polodeni, me revelou uma metrópole improvável, cuja distância entre a nobreza da chamada "Paris do Leste" e a pobreza da periferia, é absurdamente gritante. Quando, finalmente, adentramos a intrarea - pronuncia-se curiosamente "entrada" onde moraria pelos próximos quinze dias, meu tio já me esperava na porta de uma casa tímida e minúscula, de grades e portão vermelhos. Me senti, naquele momento, como se houvesse voltado para o Brasil e estivesse em uma rua qualquer de um bairro afastado da periferia de São Paulo.

Tomei um banho quente. Sim, havia chuveiro elétrico em Bucareste, algo que, fora do Brasil, jamais havia visto. Mas não eram os modernos chuveiros brasileiros e sim, peças do século passado. Meu velho tio, vivendo na Europa por quase o tempo que eu tenho de vida, me alertaria antes que eu desabasse em uma cama equipada com um colchão de molas:
- "Você vai se surpreender com este país. Muitas vezes você terá a nítida impressão que está no Brasil, de tanto que este povo e esse lugar é parecido com o nosso".


No dia seguinte, um, domingo, ainda muito cansado da viagem, resolvi andar pelas redondezas, tomando o cuidado de memorizar o lugar de onde sai. Afinal, não falava uma palavra de romeno. Logo saberia que qualquer romeno de menos de 35 anos fala inglês fluentemente. Bucareste, apesar  de tanto contraste entre pobreza e riqueza em um único lugar, era uma das cidades com as menores taxas de criminalidade da Europa. Uma caminhada por aquela parte da capital era razoavelmente segura e eu prossegui.

O frio que fazia, beirando os quinze graus, me fazia sentir "em casa". Passei por uma pequena loja onde pude ler a palavra "xerox" na porta. Mais uma similaridade com o Brasil, o uso da marca em vez do nome "fotocópia". Vi, pelas ruas, um povo surpreendentemente muito parecido com o brasileiro: Informal, andando sem camisa e de bermuda, sentado nas portas a brincar com os filhos e, principalmente, vi muito, mas muito lixo jogado pelas ruas. 

Os anos de comunismo causaram danos irreparáveis à Romênia. Tão irreparáveis que a recente entrada do pais na Zona do Euro ainda não havia melhorado em quase nada o estado das coisas. Ri com a quantidade de vezes que li a palavra "cu" pintada em letreiros. Na hora do almoço, regado a pizza e refrigerante, pois a comida local era impossível de comer para ocidentais como nós, soube através do meu tio que tal palavra, que para nós tem outro significado, para eles nada mais era que a preposição "com".

A próxima semana seria de trabalho duro, instalando cerca de duas centenas de fotocopiadoras, fazendo turismo forçado pela cidade, que se debatia entre a modernidade forçada e seu passado comunista. Em um destes locais onde trabalhamos, um órgão estatal, encontrei Nicoleta, uma pequena romena de 30 anos, solteira, cabelos negros e olhos castanhos. Percebendo que falávamos português, a morena puxou conversa, nos dizendo que havia morado no Brasil durante a juventude. Trocamos telefone e perfil nas redes sociais e nos falamos em todas as noites enquanto o meu cansaço permitiu. No final de semana ela me convidou para conhecer a sua casa, em Chitila, um vilarejo nada romântico nos arredores da capital.


Não havia muito a fazer a não ser caminhar pelas estradas de terra e apreciar, por assim dizer, a vegetação rasteira, sob o sol que, naquele domingo, ofereceu uma trégua. Ao chegarmos da caminhada, suados, ela me ofereceu uma toalha e me levou à "baie" pelas mãos. Se despiu, riu um tanto nervosamente e nossos corpos nus finalmente se encontraram. No final de semana seguinte, após outra semana infernal de muito trabalho e longas conversas noturnas, repetimos a dose e nos encontramos novamente, fazendo tudo novamente, em um absoluto e absurdo ritual.

Ao final do domingo, Nicoleta me levou ao aeroporto em seu Trabant verde esperança e seu sorriso foi a última lembrança que levei da tão inesperada Romênia. Não houve lágrimas, sequer um "até breve". Sabíamos que jamais voltaríamos a nos ver novamente. Enquanto aguardava na sala vip, observei aquela mulher se afastar sem olhar para trás, como havíamos combinado, acordo que eu não consegui cumprir. No alto-falante, Tom Jobim me dizia para olhar aquela coisa mais linda e cheia de graça, que foi e passou. A minha garota de Bucareste.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc