Pular para o conteúdo principal

O meu primeiro ano de vida.

O número 48 é múltiplo de 4, isto qualquer um com o mínimo conhecimento em matemática sabe muito bem. E que, 48 dividido por 4 dá 12, isto não é também nenhuma novidade. Acontece que 48 é a minha idade atual, pelo menos, até as 19:30 de hoje, dia 20 de setembro,  quando o calendário vira para mim e completo 49 anos de idade.

Foto: Anne Jessant
Então não vou resistir à tentação de dividir estes 48 anos de idade por 12 e transformar cada 4 anos de minha vida em um mês de um ano fictício, tal como naqueles calendários que afirmam que, se toda a história do Planeta Terra pudesse ser resumida a um único ano, os seres humanos surgiriam no último minuto da última hora do dia 31 de dezembro. Assim, esquecendo das quatro semanas a mais que um ano tem, peço a licença poética de transformar cada ano de minha vida em uma semana.

Nas primeiras quatro semanas de meu Janeiro, fui um menino feliz, inocente como são todas as crianças até os quatro anos de idade. Sobrevivente de um problema grave de saúde, e com minha mãe me criando sozinho, sem pai, me tornei o menino rosado e rechonchudo que todas as vizinhas queriam tomar conta e apertar as bochechas.

Com Sheila Nunes, irmã, uma de minhas metades.
O meu fevereiro e o meu março já não foram assim tão felizes. Na escola, fui vítima de intenso bullying, até mesmo por parte de professoras, mas comecei a superar tudo isto nos meses seguintes. Em abril, fui apresentado à minha música, a que eu podia escolher e comprar. Primeiro a black music, depois o rock and roll. Em maio me tornei punk e aprendi a tocar um instrumento, a bateria.  No dia 10 de maio, conheci a primeira paixão. Ao final do mês das noivas, eu já estava casado com a guitarra.

Em junho entrei para a faculdade em Salvador e fui cursar jornalismo. Na segunda semana daquele junho conheci a mais bela morena soteropolitana e me casei. Casei e engordei. No dia de São João me tornei pai. Sugeriram que se chamasse João, preferi Stephen Ulrich.  Deus me clonou sem me avisar. Até o final do ano eu me daria plena conta disso.

Comigo mesmo, na versão feminina: Anne Jessant.
Em julho, desisti de ser jornalista e parti para realizar o meu sonho de ter uma loja de discos.  Durante três meses fui o feliz proprietário, não da maior, mas da melhor loja de discos da cidade, até que a falsificação chinesa veio piratear o meu sonho.  Na primeira semana de agosto  me converti ao budismo,  na segunda semana me tornei hare krishna, na terceira  aceitei Jesus e na quarta semana, finalmente, me tornei um agnóstico.

Em setembro, realizei outro sonho, o de ser reconhecido como músico e compositor. Inventei uma banda e fiz dela desconhecida até mesmo fora do país. Em outubro, a bela morena me deixou e eu fiquei só. Só de todo mundo, só dos amigos, só da família, só do mundo. Já estava até me acostumando a ser só quando, em novembro, em uma esquina do Orkut, ela me encontrou e levou para casa. Ela foi o anjo que novembro trouxe para mim. Com ela veio um anjinho, que Deus me incumbiu de cuidar, a minha filha.

Stephen Ulrich, filho, outra de minhas metades.
No início de dezembro  eu comecei a emagrecer, pois quis deixar de ser gordo. Perto do natal eu resolvi também parar de fazer música, cansado de aborrecimentos com algumas notas musicais que insistiam em cair da pauta. Na última semana do ano, resolvi voltar a ser jornalista, a escrever e criei um blog. Hoje, no último minuto do último dia do meu primeiro ano de vida, finalmente, completo um ciclo. Posso dizer: não trocaria novembro e dezembro por todos os outros oito meses do ano que eu vivi.

Se chegarei ao final deste segundo ano que começa amanhã, eu não sei. Não sei nem quero saber. Quero é viver, como bem disse o bardo português António Variações, morto ainda em seu próprio outubro. E sejam todos bem vindos ao primeiro dia do segundo ano do resto da minha vida. Bom réveillon para mim mesmo.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc