Pular para o conteúdo principal

O DESACORDO ORTOTRÁGICO.

Se eu fosse português provavelmente eu detestaria brasileiros.  Imaginem como eu me sentiria, habitante de um pequeno  pais, encravado lá na península ibérica,  vendo o minúsculo território onde vivo sendo invadido por uma horda de estrangeiros completamente descomprometidos com a história de minha nação,  a não ser pelo fato de que, um dia,  seu país já foi colônia do meu.


Como eu reagiria à óbvia constatação de que meu país havia se tornado apenas uma porta dos fundos para brasileiros poliglotas entrarem na Europa e monoglotas se acomodarem em seu território?  Sim, eu certamente detestaria brasileiros.

E
ntão não serei eu a condenar nenhum português que não goste de nós, porém louvo os que, apesar de tudo,  nos suportam ou chegam até a nos amar. Porque somos mesmo uma gente casca grossa.  Não pisamos de mansinho na terra dos outros, pelo contrário, pisamos forte.  Somos cosmopolitas na terra alheia, queremos deixar nossa marca onde formos.  Temos sangue de conquistadores,  de colonizadores.  Só nos falta a relevância para tal.

C
ostumo dizer que uma pessoa só é gente de verdade em seu próprio país.  Só em nossa terra é que podemos abrir a boca e exigir nossos direitos  sem ter ninguém nos lembrando que não nascemos ali,  que não somos daquele lugar,  que não deveríamos estar ali.  Porque toda hospitalidade se desfaz ao primeiro sinal de que aquele forasteiro não seguiu religiosamente as regras impostas a um candidato a bom estrangeiro.   E  sempre há de se julgar os de fora com mais rigor do que os de dentro.

Como brasileiro,   me dou ao direito de criticar duramente meu povo,  minha terra e suas eternas e irremediáveis mazelas.  Mas jamais suportei ou suportaria ver um estrangeiro me jogar nas caras as verdades sobre o meu país.  Quando sou eu o estrangeiro, sou obrigado a suportar.  E posso dizer que dói ouvir as verdades sobre o Brasil, assim como doeria a um português ouvir verdades sobre o país dele.

E
nós, Brasil e Portugal, somos plenos de verdades amargas que doem. Tínhamos mesmo que ter tal parentesco.   Se Portugal é um país apertado e apartado pela soberania espanhola, limitando os lusitanos por todos os lados, deixando apenas o Atlântico como rota de fuga, o que somos nós, lusófonos empurrando para trás uma América espanhola que mal nos tolera? Somos um Portugal que cresceu mais do que deveria.  

P
ortugueses reclamam que "assamos bolos" aqui no Brasil. Dizem que assar bolo está errado.  O certo é "cozer". E eu pergunto: Sim, e daí?  E daí que vocês em Portugal falam “faça–me a mim” colidindo a ênclise e o pronome desnecessariamente?  Será que vamos ficar eternamente nestas picuinhas de falares como se os próprios falares não nos permitissem tão naturalmente tais liberdades?

Não temos culpas. Sim, culpas, no plural. Brasileiros, não temos culpa de termos crescido demais, de termos nos tornado o maior país de língua portuguesa do mundo.  Portugueses, não temos culpa de termos perdido o bonde das potências europeias e a importância.  Somos todos inocentes, nós o povo da lusofonia irrelevante.

P
ortugueses, parem de nos crucificar nas redes sociais,  pelo menos por conta do absurdo acordo ortográfico com o qual pactuaram e do qual não temos culpa.  Por sinal, “pacto”  não passará a ser escrito “pato” em português de Portugal.  Continuará sendo escrito "pacto", como aqui.  Ainda bem. Alguns de nós já estão se cansando de "pagar o pato" do pacto ortotrágico português. Outros estão se perguntando:
-"Que acordo?"
E se preocupando com problemas mais importantes para nós do que o mimimi português com o que outros cidadãos portugueses fizeram da língua deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc