Pular para o conteúdo principal

OS DOIS SAPATINHOS.

Eu hoje comprei dois presentes, um para cada filho.  São presentes que nenhum dos dois irá usar. Nada menos que dois sapatinhos infantis. Bati os olhos nos dois pares, achei que um par deles combinava com um e o outro par com o outro filho. E os comprei, a despeito de que eles nunca poderão usá-los, pois já não são mais crianças e seus pés não cabem mais neles.
     
Dizem que os filhos são nossa verdadeira riqueza.  Eu diria que são a única.  Filhos não fazem a mínima ideia do que realmente significam até que eles mesmos se tornem pais.  Aí se dão conta do que são na vida daqueles que os criaram.

Então, que guardem o presente que lhes dei para quando forem pais e calçarem eles mesmos os sapatinhos ofertados por mim nos pés de seus filhos.  Porque é isto mesmo que nós, os pais, fazemos: Calçamos seus pés e dizemos para darem seus passos a frente. E fingimos que não nos importamos, que não iremos ampará-los se caírem, mas, na verdade, estamos ali, com as mãos no ar, prontos para segurá-los.

Filhos, eu tenho dois.  Um deles,   o mais velho,  nasceu quando eu mesmo ainda era uma criança,  recém saído da adolescência, aos 23 anos.  Não foi planejado, mas foi muito esperado. Lembro até hoje de quando o médico fez a ultrassonografia e constatou que era um menino:
      - Olha lá a  "torneirinha", é um garotão!, disse o médico.
      - Mas isso aí não é a perna? retruquei de volta.
      - Bem, ele não tem três pernas, isto eu posso garantir!. O doutor encerrou, sabiamente,  a questão.

Enquanto  ele crescia na barriga da mãe,  íamos comprando roupas,  fraldas,  sapatinhos, cueiros, mamadeiras e tudo mais que um bebê precisava para vir ao mundo confortavelmente.

Meu filho veio ao mundo em um 10 de maio. Era para ser no dia anterior, mas sua mãe se atrasou para dar entrada no hospital e, quando chegou,  não haviam mais vagas.  Não foi parto normal, ele sabiamente se recusou a sair do ventre materno. Quando não foi mais possível esperar, ele foi expulso do seu casulo de escuridão e conforto.

A minha filha, eu não fiz,  não vi nascer, não a acompanhei nos primeiros cinco anos de vida, porque, simplesmente, não a conhecia. Porém, ela, desde o início, me escolheu como pai.  Ela não parece fisicamente comigo. Na verdade, é parecida mesmo com a própria mãe, minha esposa.  Mas, como eu me regozijo quando me dizem, e dizem isto frequentemente:
       "- Se fosse sua filha de sangue, não pareceria tanto!".

Mas ela é minha filha de sangue, sim, quem disse que não?  Temos o mesmo sangue, vermelho e brilhante. Se minha filha me ensinou que laços de sangue não são tão importantes, meu filho me ensinou que o sangue fala, o sangue imprime. São duas pessoas diferentes, entre si e de mim mesmo, mas, ao mesmo tempo, tão parecidas.

Hoje, eu vejo em minha filha uma parte de mim da mesma forma que vejo em meu filho uma outra parte do que sou. E as duas partes se completam. Acho que é a isto que chamam paternidade.

Não me imagino distante dos meus dois filhos. Estar perto deles é essencial para o meu equilíbrio. Daí tê-los dado hoje dois pequenos sapatinhos de presente.  Pois um dia, voltarei a ser criança e eu mesmo os calçarei.  Então, afinal, o ciclo da existência se confirmará e o sentido da vida, a que tantos procuram, finalmente será encontrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc