Não tenho absoluta certeza se Revolver
foi o primeiro disco de carreira que comprei dos Beatles. Antes disto, já havia
adquirido a coletânea dupla Rock And Roll Music e, salvo engano,
também o fantástico disco de estreia, o Please
Please Me. Mas foi, sem dúvida, Revolver
e toda aquela psicodelia pop na medida certa, o disco que me fez,
definitivamente, me apaixonar pelo quarteto de Liverpool.
Provavelmente, Revolver é o primeiro disco de power pop da história. Marca definitivamente o rompimento dos Beatles com a sonoridade mersey beat (com larga influência da Motown) do início dos anos 60 e mostra caminhos para o que seria feito na música pop nas décadas seguintes. Abre brilhantemente com a canção Taxman, cujo riff seria citado mais tarde em canções do The Jam, Ira! e Paul Collins Beat. Segue com o maravilhoso arranjo de cordas de Eleagnor Rigby, “truque” que também seria repetido “ad infinitum” pelas bandas de rock dos anos 80.
Provavelmente, Revolver é o primeiro disco de power pop da história. Marca definitivamente o rompimento dos Beatles com a sonoridade mersey beat (com larga influência da Motown) do início dos anos 60 e mostra caminhos para o que seria feito na música pop nas décadas seguintes. Abre brilhantemente com a canção Taxman, cujo riff seria citado mais tarde em canções do The Jam, Ira! e Paul Collins Beat. Segue com o maravilhoso arranjo de cordas de Eleagnor Rigby, “truque” que também seria repetido “ad infinitum” pelas bandas de rock dos anos 80.
A faixa seguinte é I’m Only Sleeping,
com sua melodia para a frente em um arranjo falsamente acústico. Love You To é mais uma das esquisitices orientais de George Harrison e bem poderia figurar no lado B do disco, em uma troca de lugar com I want to tell you, a outra contribuição do guitarrista. Mas, ainda assim, não compromete. Em seguida vem Here, There and Everywhere, o pedido de desculpas
de Paul ao mundo por ter cometido aquela coisa melosa chamada Yesterday, alguns discos
antes. Nesta faixa, Paul mostra como ainda pode ser meloso sem ser necessariamente melado.
Perdida no meio de tão boas
canções, a infantil Yellow Submarine soa infinitamente melhor do que no lado
dos Beatles na trilha do desenho animado. O lado A encerra com She Said She Said, outro petardo
power pop que poderia estar em um disco de qualquer banda metida a moderninha
no final dos anos 70.
Abrindo o lado B, Good Day Sunshine também tem aquele ar - presente em todo o disco - de ser uma canção moderna demais para a época, e funciona como uma espécie de preludio para And Your Bird Can Sing, com um solo de guitarra na introdução e no meio da música que poderia muito bem figurar entre os melhores de todos os tempos.
Abrindo o lado B, Good Day Sunshine também tem aquele ar - presente em todo o disco - de ser uma canção moderna demais para a época, e funciona como uma espécie de preludio para And Your Bird Can Sing, com um solo de guitarra na introdução e no meio da música que poderia muito bem figurar entre os melhores de todos os tempos.
For no one é uma das melhores canções já escritas por Paul McCartney em todos os tempos, com um belíssimo arranjo com trompas, trazendo Paul ao piano. Dr. Robert, uma divertida canção sobre o fornecedor de drogas do grupo. No Brasil, inspirou a inocente A irmã do Dr. Robert , do grupo gaúcho TNT, e a nada inocente Dr. Raymundo, dos cariocas Lobão & Os Ronaldos. I want to tell you é a outra excelente contribuição de George Harrison para Revolver. Foi para esta música que o músico literalmente inventou um acorde. A canção fala sobre a dificuldade de expressar sentimentos em letra e música e, para denotar tal dificuldade, Harrison criou um acorde, até então, inédito, reutilizado por seu companheiro de banda John Lennon em She's so heavy, faixa do disco Abbey Road.
Em seguida, vem, não só a melhor música do disco, mas também uma das melhores de toda a discografia dos Beatles. Conta a lenda que Got to get you into my life é uma ode à maconha feita por Sir Paul, um entusiasta do uso de Cannabis. Verdade ou não, a canção, mais tarde brilhantemente regravada pelo Earth, Wind & Fire, é uma das melhores produções no estilo Motown feitas fora da gravadora americana. Encerrando o disco, a soturna Tomorrow Never Knows, que antecipou a onda gótico-psicodélica da primeira metade dos anos 80. A faixa seria regravada inúmeras vezes por bandas de diversos estilos neste período.
Além de ser, 14 anos antes, o primeiro disco dos anos 80, Revolver tem o mérito de ter aberto as portas da percepção para John, Paul, George e Ringo. Definitivamente livres dos terninhos e de tudo que se relacionava com a beatlemania, os fab-four estavam prontos para cometer o álbum mãe de todos os álbuns, o seminal e único Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.
Além de ser, 14 anos antes, o primeiro disco dos anos 80, Revolver tem o mérito de ter aberto as portas da percepção para John, Paul, George e Ringo. Definitivamente livres dos terninhos e de tudo que se relacionava com a beatlemania, os fab-four estavam prontos para cometer o álbum mãe de todos os álbuns, o seminal e único Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.
Comentários