Pular para o conteúdo principal

Adriana na Piscina - Parte I: A musa inspiradora.

Quando eu tinha 16 anos de idade - pois é, um dia eu tive esta idade - , eu namorei uma moça muito doce e meiga chamada Adriana. Hoje em dia, beirando a meia década de vida, realmente não consigo imaginar que, em algum tempo, eu tenha sentido qualquer atração por alguém de apenas 13 anos, mas, enfim, aos dezesseis isto bem deve ser possível.

O fato é que Adriana, pelo menos para mim, era mesmo uma graça. Digo "para mim" porque os meus amigos achavam que ela era feia. Magra demais, dentuça, eles diziam. Não adiantava nada. Para mim, Adriana era linda e só terminamos porque...na verdade,  eu nem lembro mais porque. Provavelmente terminamos porque duas pessoas nesta idade ainda têm muito a viver.


Nosso tão efêmero namoro foi regado a doses cavalares dos doces e salgados que sua mãe preparava sob encomenda. A mãe dela me adorava. Aliás, as mães de minhas namoradas sempre me adoraram. A minha sogra provisória dizia que eu era um bom rapaz, respeitador e estudioso e que, apesar de sua filha ser ainda muito nova, fazia muito gosto em nosso namoro.



Eu também fazia um enorme gosto. Gosto de brigadeiro, de beijinhos - tanto o doce quanto o beijinho em si - e de baba de moça. Mas, antes que me tomem como um velho tarado, era outra doçura, a de Adriana, que me cativava de verdade. E o rádio era nosso companheiro de namorices adolescentes. E uma destas músicas, em particular, chamava muito a nossa atenção.


A letra daquela música era boba, muito boba mesmo. E imagine que, para dois adolescentes de 13 e 16 anos acharem a letra de uma canção boba, ela devia mesmo beirar a idiotia. Mas como aquela musiquinha era divertida! Vivíamos o "pré-boom" do rock nacional e tudo aquilo nos parecia atraente demais. Virou a "nossa canção". Nada mais natural. Nosso namoro era tão leve e "zen" que nos permitia ter, em vez de uma música "romântica" convencional, um balançante ie-ie-ié pós moderno como objeto para lembranças futuras. E cantávamos juntos, bolávamos coreografias, quando, sem anunciar, "Adriana na Piscina" tocava no rádio.



Nunca consegui adquirir o compacto simples contendo aquela canção, mas sabia que a banda que a interpretava se chamava "Rapazes de Vida Fácil". E apenas isso. Nunca os vi no Chacrinha nem no Raul Gil. Aquilo era tão jurássico que, naquele tempo, não havia ainda Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas com ou sem Sucesso e Biquini Cavadão. Todos eles só apareceram depois dos "Rapazes de Vida Fácil".


O namoro com Adriana acabou e seguimos nossa vida adiante, até mesmo nos perdendo de vista por um bom tempo - hoje em dia, ela mora na mesma rua que minha mãe. Mas a danada da canção nunca me saiu da cabeça. Acho que, de tanto que cantamos juntos, eu e Adriana, a letra permaneceu gravada em minha memória.


Muitos anos se passaram e veio, enfim, a novidade da mp3. A princípio eu detestei aquilo. Também, pudera, eu era lojista do ramo de discos, como não odiar? Mas, logo me rendi àquela nova forma de ouvir música e comecei a procurar as minhas eternas raridades: Discos que tive e nunca encontrei de novo para comprar e canções que faziam parte da minha memória afetiva. E, claro, a música que embalou aquele meu namorico infanto-juvenil: Adriana na Piscina.
(Continua...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc