Uma vez, alguém me disse que Gabriel Thomás, líder do famoso grupo brasileiro de rock Autoramas, possuía o compacto dos Rapazes de Vida Fácil contendo Adriana na Piscina. Escrevi para ele pedindo que, pelo amor de Deus, me enviasse uma cópia em mp3 desta música. Não sei se ele chegou a ler o meu e-mail, mas nunca obtive resposta da parte dele. Veio então o Napster e nada de encontrar o tal arquivo. Veio o Audio Galaxy, o Kaazaa, o Soulseek e nunca apareciaa tal da Adriana na Piscina para baixar.
Até que, um belo dia, como em um passe de mágica, na minha wishlist do Soulseek apareceu listado um usuário, um único usuário, que tinha aquela música. Estava offline,mas a adicionei para futuro download. Seu "nick" era Dinossaura17 e comecei imediatamente a perscrutá-la em busca do momento em que a encontraria online.
Não demorou muito e a tal da "dinossaura" apareceu "em linha". Ainda por cima, a moça tinha, não apenas Adriana na Piscina, mas também, Má Reputação. Não, a reputação de Laura Mansur - depois eu saberia seu nome - era ok. Má Reputação é o nome da faixa que estava no lado B do compacto. Imediatamente, marquei o download de ambas, mas, para o meu desespero, elas nunca vinham. Contactei Laura, expliquei a situação, e ela me disse que não estava impedindo de nenhuma forma o download daqueles dois arquivos.
Depois de muitas, inúmeras tentativas, descobrimos que o que estava impedindo o download era o acento da palavra "fácil" no nome da banda. Ela teve toda a paciência do mundo comigo - eu disse que ter aquela faixa era muito importante para mim - e trocou o nome do arquivo. Bingo! Em alguns minutos, as duas faixas estavam, finalmente, em meu PC, como estão até hoje. E se iniciava ali uma amizade virtual tão duradoura quanto a permanência dos arquivos. Laura me adicionou no orkut, do orkut para o facebook e, até hoje me acompanha. Pode procurar o nome dela na minha lista de amigos no facebook. Ela sempre aparece sempre entre os 9 que a rede de Mark considera como principais, logo na primeira página.

Contactei o autor, o músico Alvin L., autor da igualmente maravilhosa Não sei dançar, gravada magistralmente por Marina Lima, que foi muito solícito, bem humorado e atencioso:
- Mas, logo essa, bicho? Eu tenho tanta música melhor que essa!
Alvin me explicou que suas canções, inclusive a que era o nosso objeto de desejo, eram controladas por uma editora e que ele, como autor, não poderia me autorizar ou desautorizar de gravar. Porém, garantiu que, enquanto o projeto continuasse independente, estava tudo bem para ele. Me mandou um e-mail por escrito e fez uma única condição: Que enviasse uma cópia do disco para ele quando estivesse pronto. E assim fizemos.
(Continua)
Comentários