Pular para o conteúdo principal

Meu plano.

Há quem acredite que grandes amores podem nascer de pequenas amizades mas eu prefiro acreditar que grandes amizades podem nascer de pequenos amores. Nosso amor foi tão pequeno, mas não por falta de merecimento, meu ou dela. Foi pequeno porque morávamos em cidades distantes e distintas, em universos paralelos que só se encontrariam no infinito da internet.

Eu a conheci em um show de uma banda que ambos gostávamos. Estava passando uma temporada em sua cidade e, naquela noite, por ser amigo do vocalista, tive acesso livre ao camarim. 

Ela estava lá, sentada de pernas cruzadas, elegante como uma pin up moderna, toda de preto. Maquiada, tal qual uma Soiuxsie Sioux tropical, com um copo de uísque em uma das mãos e um cigarro no outro, dona do sorriso mais receptivo que eu já havia visto naqueles últimos cinco segundos.

Para tristeza do meu amigo cantor, naquele dia, eu não vi sequer um minuto do show da sua banda.  Passamos a noite, eu e aquela punkette, conversando sobre absolutamente tudo: música, literatura, diferenças e semelhanças entre paulistas e baianos. Descobrimos muitas coisas em comum além do gosto musical: ela também era virginiana e fazia aniversário no dia seguinte após o meu. Ao fim da noite, tomei coragem e roubei-lhe um beijo. Ela adorou. O roubo e o arroubo.


Trocamos e-mails, telefone, perfis do Orkut e prometemos nos ver sempre virtualmente, já que, no dia seguinte, eu retornaria à Bahia. Foi deste pequeno e delicado momento que surgiu a amizade que salvaria várias vezes a minha vida.

Eu havia acabado de me separar, após um casamento que, por pouco, não alcançara a maioridade, e estava completamente perdido, como um cachorro que é abandonado na rua pelo dono. Eu simplesmente não sabia o que fazer com a minha repentina solteirice e aqueles dias e aquelas noites conversando com ela ao MSN, um fazendo companhia ao outro em nossa solidão particular, me serviram de elixir revigorante para encarar a nova vida que me esperava.

Fiz uma canção para ela, também lhe fiz todas as confidências possíveis e impossíveis e ela igualmente entregou um pouco da sua vida em minhas mãos. De tão longe, eu cuidava dela e ela cuidava de mim. Amor era uma palavra proibida, éramos apenas amigos, fazíamos questão de afirmar e reafirmar isto a cada dia que passávamos juntos e tão distantes, enquanto trabalhávamos, eu em meu estúdio, ela em sua casa.


Secretamente, sonhava com a sua presença ao meu lado. Sonhava em dormir com ela, mas me recusava a aceitar que a amava, assim como ela jamais me diria “eu te amo”. Um dia, em um fim de semana, ela pegou um avião e foi parar em Salvador. Me ligou de lá. Ordenou-me, como boa virginiana que era, que viesse ao seu encontro. Era uma tarde de sexta e no cair da noite um abraço forte nos uniu, no saguão do hotel em que se hospedara.

Ela me pegou pelas mãos, me levou até a portaria e ordenou-me novamente que eu me registrasse. Aquiesci. Aquele fim de semana seria absolutamente nosso, ela me disse, com um olhar de promessas e um sorriso encantador. E assim foi.

Na segunda pela manhã, eu, que tive tudo por algumas horas, nada mais teria. Ela já estava em um avião, de volta à sua realidade metropolitana, e eu, de ônibus, de volta à minha, de homem interiorano. Nosso encontro em nada afetou nossa amizade. Mentira, pois continuamos mais amigos do que nunca e ela ainda salvaria a minha vida mais algumas vezes.

Hoje, exatamente hoje, aquele show completa 10 anos e, com ele, a nossa amizade também. Ela continua linda, jamais deixará de ser, e sei que, apesar de estar tão longe, sempre poderei contar com ela. E ela comigo. Sua identidade é um segredo nosso. Como todos os segredos que trocamos. 

Amizades verdadeiras são assim. Resistem a tudo: à distância, ao tempo, até mesmo à cama. Só não resistem à saudade. Saudades dela, que, nos versos tortos da canção que eu lhe fiz, um dia, fez parte de meu plano para dominar o mundo. E eu jamais esquecerei de dizer que sim, eu comecei por ela. 


 Fotos por Richard Bellia - www.richardbellia.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc