Pular para o conteúdo principal

A balada de Lucy Jordan.

Uma canção do poeta e compostor norte-americano Shel Silverstein, gravada originalmente pela banda americana Dr. Hook e eternizada na voz da inglesa Marianne Faithfull trazia versos contundentes sobre uma mulher quarentona que, finalmente percebera, não seria nada demais na vida. Um dos versos de The Ballad Of Lucy Jordan afirmava: "Com a idade de 37, ela finalmente se deu conta que não andaria pelas ruas de Paris em um carro esporte com o vento esvoaçando os seus cabelos". Diferente de Lucy Jordan, eu não demorei tanto tempo para me dar conta disso e logo me preparei para a vida comum e cotidiana que seria o mais provável que eu teria a viver nestes anos todos.

Shel Silverstein
Há quem diga que me inveje e eu realmente não consigo entender como e porque. Me dizem que eu consigo gerir a minha vida com uma constância e estabilidade que, segundo estes amigos, "chega a ser irritante". Afirmam não querer me perguntar o segredo porque não sabem se realmente o que eles queriam para si seria uma minha vida sem muitas reviravoltas como a minha é.

Talvez seja este o problema. O que eles não querem, eu sempre quis. Tenho pavor de, algum dia, me ver sem controle da minha própria vida e, por isto, a controlo tal qual um ditador comanda o país que dirige. Nunca usei drogas, por exemplo. Poderia muito bem ter usado, mas a verdade é que nunca fumei um baseado, nunca cheirei uma linha de cocaína ou tomei algum comprimido suspeito. Já enchi a cara algumas vezes, mas o fiz absolutamente por estar muito feliz. O controle ditatorial que mantenho sobre mim mesmo me impede de beber estando triste ou chateado.

Dr. Hook
Também, sinceramente, acho contraproducente demais ter que me viciar em algo para depois ficar limpo daquilo. Minha mente sistemática de virginiano não consegue entender porque tenho que enfiar o pé na jaca apenas para ter que limpar o pé depois. E jaca, diga-se de passagem, é visguenta demais.

Acho que sempre soube que teria uma vida comum. Não seria uma estrela do rock ou um escritor de sucesso ou um profissional bem sucedido demais. Ou até, quem sabe, por mera covardia e acomodação de não tentar, não tentei, e me tornei uma espécie de Lucy Jordan feliz. Sem bônus, é verdade, mas também sem ônus. Me sinto bem pelas coisas que, muitas vezes, os que estão à minha volta consideram pequenas demais para fazê-los feliz.

Um amigo próximo é viciado em cocaína e está, mais uma vez, em recuperação. Digo que é porque ninguém deixa de ser, mas ele está sim, tentando se livrar e tem conseguido. Inúmeras vezes sua vida escoou pelo ralo por conta do vício. Mas ele tem uma família. E que família! Filhos que o amam, uma mulher descomunal, digna de ser chamada esposa. Não o invejo porque hoje tenho cá a minha também, mas confesso que sim, em outros tempos, já o invejei por isto. Ela está lá, firme, suportando tudo, sempre disposta a recomeçar, a dar mais uma chance, só Deus sabe até quando.

Marianne Faithfull
E o que pode ser mais importante que uma família? Amigos? Amigos de noitada, de cheiradas pela madrugada afora? Ora, eu tenho bons amigos que cabem nos dedos de uma única mão e, ainda assim, jamais os trocaria pela minha família. E olha que são amigos com "A" maiúsculo.

Eu até gostaria de ser mais próximo deste "quase amigo", mas ele nunca foi, de verdade, muito próximo de mim. Já me importei muito com isto mas hoje, sinceramente, não ligo mais. Aliás, como dizem vulgarmente, "liguei o foda-se" faz muito tempo para quem não aceita a minha amizade sincera e sempre prefere a companhia de gente contagiosa. Mas gosto dele e continuo torcendo por ele e por sua família. Que ele se dê conta rápido da sua porção Lucy Jordan, antes que sua vida termine sem que ele possa dizer que foi feliz. 

Porque a felicidade está bem ali, ao redor dele, ao redor de nós, ao alcance da sua  e da nossa mão. Como eu sempre fiz questão de manter a minha felicidade, Lucy Jordan que sempre fui e quis ser.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc