Pular para o conteúdo principal

EPITÁFIO.

         Quero ver o sol se pôr todos os dias até o último pôr do sol da minha vida. Todos os dias fazer minha caminhada vespertina, sair de casa ainda com o dia claro e a mornidão do sol de fim de tarde batendo no meu rosto. Retornar para casa já com a noite caindo e a brisa do vento noturno refrescando meus pensamentos. Quero que me acompanhe o meu velho telefone, com munição de mais de mil canções para compor a trilha sonora da hora mais agradável do meu dia. Andar só, cantar junto, refletir, ponderar, me acalmar. Voltar para casa como se tivesse feito uma hora de análise. E de graça.

          A menos de 18 meses de completar 50 primaveras resolvi ajustar algumas coisas na minha vida. Tenho tentado descomplicar ao máximo possível as minhas relações pessoais. Perceber melhor as fraquezas e vicissitudes dos que andam ao meu lado, não para atingi-los e sim, para ampará-los. Tenho me aventurado a entender os amigos que se afastaram e, ainda assim, continuar a amá-los, mesmo que não os veja mais tanto quanto eu gostaria.

Quero morrer de amores todo dia pela minha companheira de jornada nesta vida. Não aquele amor de postar foto em rede social para todos saberem que sou amado. Quero dela o amor que blinda, me fortalece e me faz enfrentar os problemas de cabeça tranquila. E é deste mesmo amor que quero alimentá-la todos os dias. 

Também quero me dar ao luxo de deixar de fazer o que eu não quero. Não quero engordar, não quero envelhecer prematuramente, não quero mais fazer música. Não quero amar quem não merece ser amado. Não quero ser político com mais ninguém. Estou trocando as falsas amizades por inimizades, desde que elas sejam sinceras, pois sinceridade é tudo. 

Quero olhar mais para dentro de mim mesmo, para conseguir entender mais as pessoas que me cercam. Quero, também, voltar a crer em Deus. Não o burocrata das religiões, mas o criador de todo o universo. Aquele que só me cobra a generosidade com meu semelhante e não fazer com os outros nada que não quero que seja feito comigo.

Quero me arriscar mais, errar mais e, como consequência, acertar mais do que antes. Dormir mais cedo, acordar mais cedo; sim, eu quero ver o sol nascer. Só não quero chorar mais, mas se precisar, não me furtarei de derramar minhas lágrimas.

Quero deixar de me importar tanto com os meus eventuais fracassos e valorizar muito mais os meus êxitos. Sim, eu tenho que aceitar a vida como ela é. Nem todos nós podemos ser felizes como queremos mas certamente queremos ser felizes como podemos. Quero trabalhar mais, é verdade, pois simplesmente adoro meu trabalho, mas na hora que o expediente acabar, quero correr para ser ainda mais feliz lá fora.

O acaso tem me protegido, mas eu não tenho andado mais assim tão distraído. Tenho feito a minha parte, me tornando a cada dia mais atento. É chegada a hora de trocar a palavra “tenho” , tão presente, por “sou”. No meu epitáfio não virá mais a palavra “devia”. Terá tão somente a palavra “viveu”. Embaixo, em letras brilhantes: “E foi feliz”.

(Inspirado na canção “Epitáfio”, de Sérgio Britto)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc