Pular para o conteúdo principal

NA BARBEARIA MUSICAL.

PELICAN WEST - Haircut 100 (1982) - Minha história com este disco é bem curiosa. Quando eu tinha quinze anos (e todo mundo já teve quinze anos e, se não teve, ainda terá) posava perante um amigo o qual havia "catequizado" para o rock, de profundo conhecedor do assunto. Assim sendo, e como se isto fosse verdadeiramente possível, mesmo naquela época, eu me passava, como belo falsário, de "expert" em rock and roll. Era só dizer a banda. Claro que eu já conhecia. Foi assim que eu me dei mal, e justo com o grupo inglês Haircut 100.

Um belo dia, visitando como de costume as "igrejas" da cidade (leia-se lojas de discos), eis que me deparo com este disco de bela capa, apesar de povoado por marmanjos. Dei uma boa olhada na arte e, vivendo em 1982, você não apostaria que esta banda faria um som bem "new wave"? Atentem para o look "niueive" do (depois eu saberia) lendário baixista Les Nemes, com direito a gravatinha amarela e tudo mais. O meu amigo logo me perguntou se eu conhecia aquele disco e eu, é claro, disse que conhecia.

Claro que era mentira. Eu nunca tinha ouvido falar do "Pelican West". Sim, porque naqueles tempos ainda não eram comuns as bandas de nome esquisito e eu, feliz com o meu blefe, nunca poderia imaginar que Haircut 100 era o nome do grupo e Pelican West o nome do disco. Mas o pior ainda estava por vir. Mesmo comigo garantindo que se tratava de uma banda "punk-new wave", o meu amigo quis ouvir o disco e ai foi que eu me ferrei de verdade. Em 82, qualquer coisa que soasse "limpinha" e que tivesse uma batidinha mais dançante, virava "discoteca" automaticamente. E assim foi.

Desmoralizado, esqueci do disco até que, em 1985, passando uns tempos na terra de Elis Regina, visitando as excelentes lojas locais, me deparo com o tal do "Pelican West" com um preço extremamente convidativo. Ponho o disco para tocar e me encanto com o que ouço. Agora, bem mais maduro musicalmente, percebo as nuances pop, o instrumental refinadíssimo e as canções bastante assobiáveis. Levo a bolacha e passo a escutá-los ao lado da minha namorada gaúcha, de quem logo me separaria. E quem disse que eu conseguia mais ouvir coisas como a delicada "Milk Film" ou a belíssima "Love Plus One"? E tinha uma coisa alegre demais chamada "Fantastic Day". Não dá pra ficar na fossa e ouvir uma coisa com este título! Me desfiz do disco.

Muitos anos se passaram e estamos em janeiro de 1999. O dolar está a R$1,15, a Internet começa a se tornar popular e as importações de CD estão em ritmo alucinante. Em uma tarde de sábado, com a ajuda de meu amigo Jessé Primo, que pilotava a demoradíssima conexão discada daquele tempo, fiz um "estrago" comprando, junto com meu outro amigo Gladyson, uma pilha daqueles CDs que gostaríamos de ter mas nunca tivemos. Os mais atentos à economia sabem que foi no final daquele mês que o dólar estourou. E junto com o dólar, nossas compras, que de uma hora para a outra, quase duplicaram de preço, e estavam crescendo a cada dia. E não adiantava pagar antecipado, já que a fatura era cobrada em cartão de crédito internacional. Estávamos ferrados. Quase todos os discos que pedi, uns quinze, vieram, para meu desconsolo. O único que não veio, adivinhem, foi o tal do Pelican West, do Haircut 100.

Acabou por aí? Que nada... Umas duas semanas depois recebo uma encomenda avulsa com o disco. Além dos U$13,99 que o disquinho abusivamente custava, ainda tive que pagar mais doze "bucks" pelo transporte da belezinha dos EUA até aqui. E não adiantou chiar com Tio Sam. Ele disse que eu não havia marcado um maldito quadradinho que cancelava o envio posterior de possíveis faltas momentâneas. Mas me conformei com meu disco pop de R$55,00 (aproximadamente 80 litros de gasolina, naquela saudosa época), até porque o bichinho era mesmo danado de bom. E ainda vinha com cinco faixas-bônus da hora. Beleza. Beleza? Beleza uma ova! Seis meses depois eu encontrei o disco, igualzinho, em um atacadista, por meros 14 reais!

E ainda assim, eu adoro este disco...Chego a marejar os olhos ao ouvir "Surprise me again", que eu considero a mais perfeita canção pop de todos os tempos. Se você tem bom gosto, e gosta de rock com cores pop bem vivas, vá atrás desta faixa no soulseek e me diga se eu não estou certo.

O Haircut 100 surgiu em uma época em que a moda era o technopop. O punk já havia morrido, ou voltado a sua condição natural de musica alternativa e a new wave revisitava o rock dos anos 60 e 50 com muita agressividade. Eis que surge o Haircut 100, cheio de virtuoses despretensiosos, fazendo um pop-rock de altíssima qualidade e com muita influência do bubblegum sessentista, mas recheado de frases de jazz-rock e um tantinho de soul music. Tinha a presença do tampinha Blair Cunninham, que viria a tocar mais tarde com os Pretenders e o Echo & The Bunnymen, substituindo o então recém falecido Pete de Freitas nas baquetas da banda de Liverpool.

Pelican West é um disco perfeito para aquele fim de tarde na praia, quando já estamos vestidos e de banho tomado, preparando a fogueira para o luau de mais a noite. A guitarra-base de Graham Jones, que depois formaria o excelente Scritti Politti é fortemente influenciada pela de Nile Rodgers, do Chic. O que também não é nada demais, na verdade, já que todo o pop inglês daquela época sofria influência do grupo "disco" nova-iorquino. O que importa é que, com seu som francamente pop, o Haircut 100 abriu as portas para outras bandas atoladas no pop, como A Certain Ratio e Culture Club. Além de ser, provavelmente, o meu disco mais simples e mais complicado. But i like it.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc