Pular para o conteúdo principal

MINHA COLEÇÃO DE AMIGOS.

Eu não sou uma pessoa de muitos amigos, mas conservo os poucos que tenho muito bem guardados. Se meus amigos fossem discos, estariam bem na parte central de minha prateleira, todos juntos, ali - os meus álbuns preferidos - todos prontos a serem ouvidos a qualquer momento. De fato tenho mais discos que amigos, porém, os amigos que tenho são como meus discos favoritos: Um pequeno núcleo, bem selecionado, seja de gente ou de LPs, que levaria para uma ilha deserta para fazer uma festa.
  
Já aquele amigo que se tornou um desafeto é como um título que não cabe mais no meu gosto musical. Passei daquela fase, daquele som, que não me diz absolutamente mais nada. Então, me desfaço do disco. E me desfaço do desafeto também.

Há quem cultive desafetos como cultivaria pragas daninhas em seu jardim. Também planta flores por lá, mas em seu torto horto reserva um local a parte para as ervas que lhe fazem mal. Jamais entenderei estas pessoas: Se tal amizade não lhe fez ou faz bem, que arranque todo e qualquer vestígio dela de sua vida. Porém, eu não cultivo flores nem tenho desafetos. Eles é que me têm. E devem remoer-se em antipatia por mim, enquanto, para eles, reservo uma saudável indiferença. Posso até ser desafeto deles, mas eles jamais serão meus. Eu não coleciono desafetos, eu junto amigos.

Da mesma forma, guardo os meus ex amigos na memória como guardo na prateleira um disco que já enjoei de ouvir. Um dia qualquer, irei acordar inspirado e o colocarei na vitrola para tocar novamente. E o escutarei deliciado, me perguntando como pude passar tanto tempo sem ouvi-lo. Porque, assim como este disco temporariamente esquecido, um ex amigo nunca se afasta completamente de minha vida. 

Os ex amigos teriam um lugar no meu jardim, caso eu tivesse um. Se não houve motivos fortes para que se tornassem ervas daninhas, continuarão a fazer parte da minha história. E, sim, lá estarão eles, enfileirados, como em uma prateleira repleta de Lps e compactos esquecidos, mas que podem voltar a ser ouvidos a qualquer momento.

Quanto aos que me consideram um ex amigo, espero que eu seja para eles também como aquele disco do qual enjoaram e guardaram nas prateleiras da vida. Espero, sinceramente, um dia voltar a ser “escutado” novamente. Porém, sempre como uma canção antiga tocada no rádio. Porque tudo na vida vem em ciclos de início, meio e fim. E parcerias, artísticas, comerciais, sejam o que for, se exaurem, se extinguem, como se acabam até mesmo os casamentos. Amizades verdadeiras jamais deveriam depender de interesses tão mesquinhos. Aos que me considerem seus desafetos, peço apenas que me esqueçam, tenham boa sorte e vivam suas vidas.

Ainda há os amigos distantes, dos quais nos separamos em alguma esquina da vida sem saber que tão cedo os veríamos novamente. É de bom tom não confundir os amigos distantes com ex amigos. Amigos distantes são como o Led Zeppelin IV: Por mais que o tenhamos ouvido aquele disco zilhões de vezes durante toda a vida, e por mais que o tenhamos guardado na prateleira, quando lembramos dele, ainda é um prazer escutá-lo. 

Amigos distantes são assim: Reencontrá-los é como reouvir aquele disco empoeirado que localizamos no meio de tantos e que julgávamos ter perdido. Uma boa limpeza na superfície do vinil, a audição do lado A e, no começo do lado B parece que nunca o deixamos de ouvir estes anos todos. 

Podemos sobreviver sem amigos e sem discos, mas a vida não teria tanta alegria assim.

Comentários

Unknown disse…
Creio que você sempre estará nas melhores lembranças de seus amigos de verdade. Amigo é amigo, passe o tempo que passar, esteja perto ou longe. Conto nos dedos meus amigos, talvez o dedinho que faltava, era você chegando, para restaurar tantas lembranças em minha memória. Sem sombra de dúvidas, você foi minha melhor surpresa de 2021, que quero e vou levar para a vida toda.

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc