Pular para o conteúdo principal

MUZAK - UMA LOJA DE DISCOS EM ALTA INFIDELIDADE - PARTE I DE II.

A minha vocação para o comércio veio dos tempos da pré-puberdade. Um certo dia encontrei pela rua uma caixa de madeira que embalaria uma peça muito grande, provavelmente um motor de caminhão. Levei para casa, fiz algumas adaptações e transformei em uma banca de doces. Montei o meu pequeno negócio na garagem de casa e, para desespero de minha mãe, a coisa só fazia progredir.

Chegava da escola, tomava um banho, almoçava, assistia o Agente 86 na TV e, em seguida, abria a minha banca, indo até 8 da noite. Vendia doces, revistas usadas, jornais do dia e muitos etcéteras. Levava também um pequeno estoque, na pasta, para a escola, vendendo doces para os colegas por preços mais baratos que os da cantina. Um belo dia, minha mãe, vendo que meu ímpeto comercial não iria arrefecer, me fez uma proposta literalmente irrecusável: Compraria o meu estoque pelo dobro do preço, mas eu teria que abdicar do meu pequeno comércio. E deixou bem claro: Era isto ou isto mesmo. Se eu não desistisse por bem, o faria por mal, sem que eu recebesse nada pela desistência. Sem opção, tive que aceitar. Era o governo conservador de direita praticando o capitalismo de estado e impedindo a minha livre iniciativa.

Os anos se passaram e estamos em 1989. Eu, com um filho recém-nascido, trabalhando em uma agência de publicidade, ganhando muito mal e com um dinheiro guardado na poupança sem saber muito bem o que fazer com ele. Pensava em abrir uma banca de revistas, mas não tomava coragem para iniciar o processo. Resolvi pedir demissão da agência e continuar fazendo os meus “frilas” em casa, até que algo melhor aparecesse.

Morando em Feira de Santana e trabalhando para jornais de Salvador, era obrigado a ir, pelo menos uma vez por semana, até a capital para entregar os trabalhos. A carona de um amigo, que viajava para lá todas as terças, foi providencial. Passava o dia ouvindo o bom rock das suas fitas cassetes e fazendo turismo por Salvador, o acompanhando em suas entregas. No final da tarde, visitava meu editor, entregava os textos, recebia novas pautas e voltava para casa. Foi nestas viagens, entre uma canção de Roy Orbison e outra de Jerry Lee Lewis, que a ideia de montar uma loja de discos tomou forma.

Nestas viagens a Soterópolis, visitávamos as lojas de discos da capital, atrás de novidades e promoções. Frequentávamos desde as grandes lojas de shopping até os mafuás menos recomendáveis. Voltávamos carregados de novidades e raridades em vinil e algumas até mesmo em CD. Foi então que percebemos que, em Feira, não havia uma loja de discos como as de Salvador. Por outro lado, vivíamos o “boom” dos compact discs e tínhamos muita vontade de trocar nossos títulos em LP pelas bolachinhas de prata. Juntamos a fome à vontade de comer e demos início ao processo de montar uma loja especializada em rock e “música de qualidade” em plena Princesa do Sertão.

Encontramos um ponto barato, mandamos fazer os móveis e começamos a catalogar os itens de nossas coleções que disponibilizaríamos para venda. Da minha coleção, de cerca de 2.700 discos, foi embora absolutamente tudo. Tinha pavor àquela chiadeira do LP e o CD caiu como uma luva para mim. Já comprava CDs fazia algum tempo, mais ainda mantinha os LPs dos títulos que adquiria em laser. Com a loja, veio a desculpa perfeita para me desfazer deles.

O meu sócio tinha uma coleção de discos infinitamente maior que a minha e não foi difícil para ele parear uma quantidade de discos equivalente. Assim, demos o passo inicial de nossa loja de discos. Enquanto não ficava pronta, fomos comprando discos em promoção nas lojas de Salvador para complementar o estoque.

O nome da loja não foi um grande problema. Sugeri Muzak e o meu sócio aceitou de primeira. Muzak é o nome de uma empresa norte-americana que criava “versões para elevadores” de sucessos do momento. A ideia era gravar versões bem limpinhas e tranquilas dos hits de artistas famosos para que servissem de música ambiente nos elevadores. Com o tempo, Muzak virou sinônimo de música domesticada e descartável, feita para agradar o ouvido do consumidor médio. Como a loja surgiu justamente focada em um público supostamente de exigência e nível cultural mais elevado, ter o nome de Muzak soava como uma terrível ironia.

Não que as pessoas "de nível cultural mais elevado" que frequentavam a loja se dessem conta disto. A imensa maioria acreditava que Muzak era o meu sobrenome. Por alguns anos fui conhecido como "Renato Muzak", o que, aliás, não seria um nome artístico tão ruim assim. (continua).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc