Pular para o conteúdo principal

SOBRE SHOWS DE ABERTURA E BANDAS PRINCIPAIS.

Não tenho mesmo muita paciência para shows ao vivo. Na época em que eu tocava e me apresentava com bandas só não faltava aos meus próprios shows por pura impossibilidade técnica. Um primeiro grande problema, enquanto telespectador, é o desconforto. Passar mais de quarenta minutos em pé olhando para cima – ou para nucas, quando o palco é a nível do chão - não é exatamente o meu ideal de diversão. Há ainda a interação não consentida com os outros espectadores, porque, além de estar em pé, você vai estar em contato direto com gente bêbada, inconveniente, chata e, algumas vezes, violenta.

Pela mesma razão, detesto ir ao cinema. Ver um filme é uma experiência para ser compartilhada, no máximo, com a família ou amigos muito queridos. Não em um local onde haverá pessoas falando, rindo, celulares ligados, pessoas falando em celulares ligados, conversas paralelas, mastigares de comida e tudo aquilo de que os fãs das salas de cinema costumam reclamar.

Mas o que falta mesmo em um show ao vivo ou uma sessão de cinema é a tecla “pause”. Não é nem a coca-cola ou a cerveja barata e à mão, que temos em casa e, nos shows, a preços astronômicos, como se estivéssemos em Marte e elas viessem da Terra. É a impossibilidade de parar a exibição quando eu quiser. À tecla pause, adiciona-se a tecla “foward” (avançar), onde eu posso pular aquela música chata, tipo corta-clima de show, que os artistas insistem em tocar bem lá no meio da sua gig. Ou a tecla “reward” (retroceder), onde eu posso fazer o meu próprio bis instantâneo.

Porém, o que me faz mesmo pensar dez vezes antes de sair de casa para ver uma banda que gosto e está se apresentando em minha cidade, são as tais bandas de abertura. Se um show está marcado para as 22hs, nem se iluda. Aquele artista que você tanto quer ver só vai tocar lá pelas duas da manhã, quando você já se cansou de ouvir uma fila de “artistas da terra” e a própria atração principal já se embebedou de caipirinha.

O resultado é um show meia boca principal depois de “trocentos” shows meia boca de atrações menores. E as bandas de abertura não se contentam em tocar 20 minutos, marcar presença para poder por no currículo que “tocaram com tal artista” alguma vez na vida. Querem desbancar a atração principal, como se isto fosse razoavelmente possível. Como se alguém dissesse, sem ser pai ou mãe de algum integrante: “- Poxa, fui ver Paul McCartney, mas os Fuinhas roubaram mesmo o show”.

Roubar o show. Que coisa ridícula isto. Alguns músicos têm um senso de competitividade invejável. Invejável se fossem empresários disputando um nicho de mercado. Curioso que muitos destes músicos que se arvoram a pilotos de autorama rejeitam toda e qualquer forma de livre concorrência capitalista. Mas lá estão eles, disputando palmo a palmo quem vai abrir e quem vai fechar o show.

Lembro de uma apresentação do Ira! em Feira de Santana, em que a banda de abertura soltou fogos, tocou todo o cancioneiro do rock nacional da época - inclusive Ira! - em maçantes e longas duas horas de show. Resultado: Quando a banda de Nasi e Scandurra conseguiu tocar, o horário estava estourado e a apresentação dos paulistas foi encurtada para 40 minutos.

Eu não tenho absolutamente nada contra dar oportunidade a bandas iniciantes de apresentarem seu trabalho para um público maior. Aliás, há pessoas que calculam o custo/benefício do preço do ingresso de um show exatamente pelo número de artistas que irão se apresentar. Mas seria mais justo e democrático que houvesse, antes da banda principal, apenas um show de abertura. Todos os outros “abridores” ficariam para depois do show principal. Daí, poderiam ser cinco, seis, sete bandas a tocar. Poderiam avançar pela noite adentro e só parar pela manhã. Poderiam até nem parar, como em uma espécie de 7 a 1 musical. Enquanto houvesse quem assistisse, eles estariam lá tocando. E quem foi ver apenas o artista principal já estaria em casa, dormindo o sono dos justos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

UMA CARTA PARA O CASAGRANDE

Meu caro Casagrande, como vai? Não curto muito futebol mas sempre tive uma enorme simpatia por você, provavelmente por se declarar "roqueiro" em suas entrevistas do tempo de futebolista. Porém, volta e meia, eu vejo você afirmar na mídia que "roqueiro conservador ("reacionário", você fala) nunca foi roqueiro". Quando você diz isto, você também está afirmando que Little Richard, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, Ted Nugent, o vocalista do Metallica e tantos outros artistas que combinaram rock and roll e posições conservadoras, não seriam roqueiros. E tudo isto você diz apenas porque os tais roqueiros "reacionários" não comungam das mesmas ideias que você. Devo dizer, meu amigo Casagrande, que não sou um "roqueiro conservador" ou sequer um "roqueiro progressista". Na verdade, eu nem sei se posso ser chamado de roqueiro porque ser roqueiro, para mim,  é uma coisa meio fascista, de querer impor seu gosto musical, suas ideias, seu st