Pular para o conteúdo principal

ROQUEIRO DE PAI E MÃE (PARTE I).

A música sempre fez parte da minha vida. Nasci mirando de dentro do berço para uma estante gigantesca (ao menos para alguém na mais tênue infância) recheada de LPs e compactos. Desde cedo me acostumei a ver minha mãe fuçar seus discos para ouvi-los, sempre aos domingos e sempre começando por Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo. Dali em diante, como um verdadeiro random humano, ela ouvia, alternadamente, lados de lps e lados de compactos, sem muita escolha lógica. Então, eu era bombardeado com altas doses de Odair José, Tim Maia, Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Hyldon, misturados com Helen Reddy, Tom Jones, Paul McCartney, Elton John e Commodores.

Ao final da década de 70, minha mãe não escapou da febre da disco-music, pelo contrário. Comprou singles da fina flor da disco nacional como os compactos de Lady Zu, Miss Lene, Dudu França, Cornélius Lucifer e alguns tipos mais obscuros. Adquiriu coletâneas com os hits do momento, singles do ABBA e dos Bee Gees. Até um de Alice Cooper ela tinha. E ouvia. Ao final do dia, ela encerrava suas audições sempre com o mesmo LP, um instrumental repleto de boleros: “Apache” , de” Bebert Ledure Et Son Orchestre”.

Minha mãe demorou a se render ao CD. Aconteceu basicamente porque uma prima deixou de lhe dar o tradicional LP anual de Roberto Carlos no natal para lhe dar o disquinho de acrílico, tentando convencê-la a mudar de mídia. Ela, firme na resistência, ainda comprou bolachões do rei por conta própria, mesmo tendo recebido o equivalente em CD de presente.

O Compact Disc fez mal ao gosto outrora apurado de minha mãe. Com a facilidade da mídia digital, ela passou a ouvir coisas terríveis como Zezinho Barros, Lairton dos Teclados, Frank Aguiar e outros artistas do mesmo naipe. Iniciei um processo de tentativa de regressão dela ao gosto original, digitalizando alguns de seus LPs e compactos, mas minha mãe se manteve firme no romantismo um tanto piegas e de gosto extremamente duvidoso destes artistas. Será que eu, quando envelhecer, também darei uma guinada do tipo?

Já meu pai, este foi músico na juventude. Tocava piston e dizem que tocava muito bem. Não sei afirmar se é verdade que tocava bem porque nunca o vi pegar em nenhum instrumento; mas a afirmação de que era músico procede. Já foi referendada inúmeras vezes por seus irmãos e a minha própria mãe. Mas, sem dúvida, o velho gostava de boa música. Ouvia Earth, Wind & Fire, Stevie Wonder, Giorgio Moroder, Michael Jackson – quando o cantor ainda era preto – e, acreditem se quiser, me apresentou ao Dire Straits, na época de Sultans Of Swing. Meu pai ouviu a música no rádio e partiu atrás do cassete (ele ouvia música basicamente no carro). Naquele ano de 1979, não se saia em seu fusca verde sem ouvir os solos de Mark Knopfler inundando os alto-falantes. 

O meu velho gostava também de ouvir o que se convencionou chamar de “seresta”. Altemar Dutra, Silvio Caldas, Silvio César, Carlos Alberto... Era um romântico inveterado apesar da casca de durão machista. Cheguei também a apresentar alguns sons a ele. Lembro de, uma certa vez, ao ouvir o primeiro disco da banda inglesa Culture Club, que eu acabara de comprar, ele me pedir para gravar uma fita. Assim o fiz e posso garantir que, até hoje, apesar de já contar 26 anos da sua morte, ainda não consegui equipará-lo em quantidade de audições deste disco. 

Também já brigamos por causa de música. O meu pai viu o clip de We Are The World na TV e se entusiasmou. Comprou o LP, coisa que nunca o vi fazer, e todo domingo eu era acordado às sete da manhã com aquela gritaria terrível no último volume do estéreo. E ele ainda ouvia o resto do disco, coisa que ninguém fazia. As músicas restantes eram um verdadeiro “o pior de” dos artistas participantes. Um dia, ao acordar mais cedo do que queria em pleno dia dos pais, por picuinha, fiquei sem parabenizá-lo. Hoje gostaria de fazê-lo todo mês de agosto, mas ele está lá em cima, atormentando Deus com seu disquinho do USA For Africa.

Gastei toda a primeira mesada que ganhei em discos. Isto, lá pelos idos de 76, depois de muitas reivindicações e palavras de ordem contra a exploração paterna. Não era muito dinheiro, mas também busquei meus primeiros títulos na prateleira de promoções das lojas. Daí em diante, a música, que já era importante em minha vida, se tornaria parte essencial. Eu havia me tornado um roqueiro de pai e mãe...(Continua)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA.

      T em filme que envelhece bem, permanecendo um clássico muito tempo após ser lançado, ainda que seja, ao menos a princípio, datado. Um exemplo é o filme Blues Brothers ("Os Irmãos Cara-de-Pau").  Lançado para capitalizar o sucesso do quadro de Jim Belushi e Dan Akroyd no programa Saturday Night Live , a película acabou alcançando dimensões muito maiores do que a originalmente planejada, se tornando um sucesso mundial e provocando um renascimento (ou surgimento) do interesse pelo rhythm and blues e pela soul music entre os jovens e apreciadores de música em geral. O utros são tão oportunistas - ou aparentam ser - que, desde o lançamento, são considerados lixo,  trash-movies . Muito criticados no momento em que ganharam as telas dos cinemas, adquirem respeito e alguma condescendência com o passar dos anos. O exemplo ideal deste tipo de filme seria Saturday Night Fever , o nosso "Embalos de sábado à noite". Revisto hoje em dia, seu simplismo e aparênc